Configurando Rancher em um ARM

Configurando Rancher em um ARM

Introdução

Graças ao canal do YouTube do Techno Tim eu fui exposto ao Rancher, o que pra mim foi sensacional. Vindo de um background de uma pessoa que gosta de Docker mas com ZERO conhecimento de Kubernetes -- além do fato de saber que ele existe e é um orquestrador de containers --, descobrir uma solução que reduz a complexidade de usar Kubernetes e ao mesmo tempo ser um norte para aprender ele, Rancher apareceu em um bom momento.

Dado esta prévia, eu queria colocar as minhas mãos em mexer no sistema mas rodar ele na minha Nanopi M4 -- que é, ao meu ver, a placa com o melhor custo/benefício nas ofertas que usam um chip ARM --; todavia a documentação do processo não foi fácil de se achar, procurei seguir este tutorial para configuração dele em um x86; problemas surgiram, os erros não eram claros e eu estava tendo o meu primeiro contato com a plataforma. Após algumas horas de caminhos frustrados, uma solução foi encontrada e os passos foram rascunhados neste Gist.

Passo A Passo

  1. Baixe Armbian -- usei o Bionic server
  2. Use um ISO burner para gravar o sistema em um SD Card -- usei o balenaEtcher
  3. SSH -- a senha é 1234 -- na sua Nanopi com:
    ssh -l root ip.da.sua.placa
    
  4. Crie um usuário e logue de novo desta vez nele e com a sua senha que criou no passo anterior
  5. Verifique e instale os updates:
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade -y
    
  6. Instale o Docker:
    curl https://get.docker.com | sh
    
  7. Siga os passos de adicionar o seu usário para rodar o Docker em modo de superuser sem precisar invocá-lo
  8. Inicialize o Rancher:
    docker run -d --restart=unless-stopped \
     --publish 80:80 \
     --publish 443:443 \
     --volume /opt/rancher:/var/lib/rancher \
     --volume /lib64:/lib64 \
     --volume /etc/cni/:/etc/cni/ \
     rancher/rancher:v2.4.5-rc7
    
  9. Abra o seu navegador e digite o ip da sua Nanopi e siga os passos de configurações do Rancher
  10. [Passo Extra] Sempre se lembre de quando for subir um serviço, de utilizar o Network Provider como Flannel: 84968426-d75a2100-b0ec-11ea-9bdc-2285ee2fa74b.png

Possíveis Correções Para Alguns Erros

Caso tenha problemas durante ou depois da configuração, você pode seguir estes seguintes passos:

  • Reiniciar sua placa
  • sudo rm -r /etc/kubernetes
  • sudo rm -r /var/lib/rancher

A Fazer

Apêndice

Recomendo configurar agora os seguintes serviços uma vez que já está com o Rancher rodando:

  1. Heimdall
  2. Pi-Hole -- particularmente não sei se funciona bem neste cenário, como utilizo pfBlocker não vi a necessidade de configurar, mas caso não tenha nenhum dos dois, este seria um começo

Referências